Intelecto, Sentimento e Instinto. Tês forças operando em 9 personalidades.

Tipo 1


Família

No papel de pai ou mãe são devotados, respeitosos e abertos ao diálogo, contanto que os filhos não falem mais alto que eles. Ouvem atentamente antes de tomar qualquer decisão, pois uma vez decidido, decidido está.
Têm como principal obrigação prover, cuidar e preparar os filhos para a realidade da vida, ensinando que a vida deve ser baseada no respeito por si mesmo, no cumprimento da palavra, no fazer bem feito, na honestidade e no respeito cuidadoso pelo outro; mesmo que para isso tenham de usar punhos de ferro.
São parceiros fiéis e afetuosos. A fidelidade é expressa, mas os afetos são velados. Isso quase sempre causa desconforto ao parceiro.

 

Pessoal

O perfeccionista sabe que é composto por dois seres que vivem em constante duelo: o monástico e o lúdico.
O monástico propaga que primeiro vem a obrigação, depois a devoção e, se sobrar tempo, um pouco de diversão bem-comportada.
O lúdico é criativo, jovial, arrojado e engraçado. Desejo latente que, por intermédio da flexibilidade emocional, está aberto aos prazeres da vida.

 

Amizade

O 1 costuma dizer que se relaciona bem com todo mundo, que tem muitos afetos, mas que os amigos são poucos. Constantemente afirma que é melhor ter poucos amigos do que viver cercado de falsidade.
Quando confia entrega-se totalmente. Porém, sua confiança é observadora e se for abalada, por qualquer motivo, será quase impossível restaurá-la.
Acredita e propaga que a amizade é o vaso que contém a delicadeza da alma. Por menor que seja a rachadura, mesmo que imperceptível aos olhos dos outros, o dano torna o vaso sem valor.

 

Empregado

Valoriza a autodisciplina, a persistência, a prudência e a lealdade. Cumpre fielmente o que lhe é determinado, tomando todas as precauções para não errar.
Respeita a hierarquia por acreditar que sem ela o mundo torna-se um caos.
Obedece a autoridade bem ordenada por entender que quem não sabe obedecer, jamais estará pronto para mandar.
Cumpre normas, é amante da disciplina, responsável, cooperativo, leal com os colegas e está sempre pronto para cooperar sem esperar nada em troca.
Apesar de reconhecer o valor do seu fazer não espera elogios pela execução da tarefa por entender que fazer bem feito não passa de sua obrigação. No entanto, precisa da avaliação final. Dormirá em paz se tiver certeza de que o trabalho executado alcançou as expectativas. Porém, se for apontada a menor falha não dormirá em paz até que o erro tenha sido reparado e o compromisso assumido finalizado.
Quando tem liberdade de expressão é criativo e inovador. Mas se a liberdade de ação não ficar clara, permanecerá o conservador repetitivo daquilo que lhe mandaram fazer.
O funcionário 1 é aquele que sempre tem uma solução prática em qualquer situação.

 

Patrão

Valoriza o trabalho quando bem feito e feito com boa vontade. Trata os funcionários com respeito, independentemente do cargo ocupado, por saber da importância de cada um para a continuidade da Empresa. Estuda atentamente os relatórios, que constantemente chegam às suas mãos, selecionando quem merece promoção, quem permanecerá estagnado até fazer por merecer e quem deverá deixar o posto para alguém que realmente queira trabalhar.
O patrão 1 tudo faz para não ser temido, pois quer apenas ser respeitado.  Porém, apesar da postura educada e politicamente correta, o crítico ostensivo não percebe que acaba gerando uma grande tensão ao seu redor.
A despeito da sua vontade, nele está presente o vigia atento e implacável que não deixa passar despercebida a mínima falha.  A constatação do menor erro provoca no seu corpo uma descarga elétrica, obrigando-o a reagir automaticamente.
Por não fazer questão de elogios, não percebe que elogios explícitos são necessários ao crescimento de outros eneatipos. O 1 elogia ficando calado ou, no máximo, dizendo que o fazer ficou bom. Isso significa: “Você não errou. O trabalho está bem feito. Parabéns!”
A natureza divina do Traço 1 torna-se mais rica quando testemunha a expansão da prosperidade daqueles que estão à sua volta.

 

Idealização do ego

O ideal do ego 1 nasce da preocupação de mostrar-se honesto, ordeiro, bondoso, meticuloso, empreendedor, aperfeiçoador e corregedor.
Quando a natureza divina acorda, esse desejo é dissolvido e a preocupação desaparece. Então, relaxadamente, o filho da Perfeição entende que todas essas qualidades naturalmente são percebidas, porque são inerentes à sua natureza.

 

Crescimento

Reencontrando os valores naturais, o Raio 1 assume seu Poder de Liderança que consiste, apenas, em manter a ordem natural das coisas. O entendimento o liberta do presente imediatista, ampliando sua visão para além dos montes.
Permitindo-se errar pelos caminhos da vida, o Ser determinado e corajoso entrega-se ao espontâneo que o fará, finalmente, encontrar o movimento constante da vida, chamado de Perfeição.
O milagre na vida do Raio 1 é a auto permissão para saborear a delícia da liberdade que lhe permite sonhar.

Tipo 2


Família

Pais apegados, querem os filhos a pouca distância; curiosos, querem saber tudo; ciumentos, interferem nos relacionamentos alheios; tagarelas, sempre dão palpite; preocupados, excedem nas providências; zangados, mostram quem manda; insatisfeitos, fazem chantagem emocional; extremamente amorosos, acabam compreendendo e aceitando quase tudo que os filhos fazem.
Companheiros dedicados vivem em função do Ser ideal, tomando todos os cuidados para não o decepcionar. Cuidam da aparência, ficam atentos aos detalhes que lhes interessam, derretem-se em dengos, exalam sensualidade e estão sempre prontos a realizarem todos os desejos dos seres amados.

 

Pessoal

Relaciona-se facilmente com todas as pessoas, pois consegue fazer uma rápida leitura da necessidade de cada um, estabelecendo um contato gentil, prestativo e carinhoso.
Presteza e agilidade são as principais características dessa natureza.  Para ajudar ou para agradar está sempre pronto a servir no momento em que o outro precisa.
Em nome do sagrado amor, sente-se no direito de interferir em todos os pontos da vida de seus preferidos.
Acreditando que sua obrigação é cuidar integralmente de seus escolhidos, fica muito zangando quando os seus constantes conselhos não são seguidos, por acreditar que sempre sabe o que é melhor para os seus escolhidos.

 

Amizade

Aparentemente, o ego 2 tem muitos amigos, mas poucos são seus escolhidos. Os preferidos recebem cuidado, atenção, presentes, mimo, apoio incondicional, ajuda constante e tudo mais que a natureza doadora precisar fazer para manter esses relacionamentos.
A amizade tende a terminar a qualquer momento. O motivo pode ser uma desatenção, uma desobediência aos seus caprichos ou um ataque de ciúmes. Mas, dependendo dos ajustes, em pouco tempo os laços podem ser reatados. Quando centrado, não há amigo mais leal.

 

Empregado

O eneatipo 2 é a ação mental buscando o melhor caminho para tomar conhecimento sobre tudo o que acontecer ao seu redor.
Fascinado pela autoridade, o ego molda a sua identidade à de seu chefe criando um relacionamento harmônico e produtivo, tornando-se o braço direito em qualquer situação. É a assessoria habilidosa e atenta que sabe todos os segredos, resolve qualquer problema, naturalmente lida com qualquer imprevisto e contorna situações adversas.
Delicado, amável, cooperativo, rápido nas soluções dos problemas, entusiasmado e sedutor, conquista a atenção e a admiração de todos a sua volta. Porém, buscando agradar todo o tempo pode tornar-se manipulador e invasivo.
Apesar das possibilidades de ascensão, é comum o eneatipo 2 permanecer na posição de auxiliar, por acreditar ser indispensável à vida do seu superior.
Se for desprezado ou humilhado revolta-se buscando reparação. Se valorizado se devota ao crescimento da empresa.

 

Patrão

Dinâmico, eficiente e sedutor, consegue reunir diferentes colaboradores em torno dos seus projetos, direcionando-os de acordo a sua vontade.
Valoriza aqueles que, seguindo suas diretrizes, preocupam-se com a imagem e o crescimento da empresa doando-se incondicionalmente.
Quando o líder 2 está insatisfeito, deixa cair a “máscara de queridinho” e reage com palavras agressivas como farpas envenenadas. Mesmo tentando esconder, todos os seus movimentos mostram o ódio que lhe faz ferver o sangue, obrigando-o a tomar medidas drásticas. Quando está satisfeito é afável, amoroso e incentivador.
Sensitivo, cuidadoso e generoso percebe as mais diversas dificuldades dos seus colaboradores e, agindo de maneira quase paternal, busca ajuda-los. Afinal, é importante para ele que sua grande família esteja feliz.

 

Idealização do ego

Para manter o título de indispensável mistura-se aos desejos dos outros, buscando descobrir suas necessidades, atendê-las e receber a recompensa na forma de elogios.
O vício pelo auto engrandecimento leva o ego a acreditar que todos dependem de sua presença e colaboração, mas que ele não precisa de ninguém.
A visão distorcida da realidade não o deixa perceber que se moldando aos sentimentos alheios toma distância do seu real sentir, internalizando suas habilidades naturais.

 

Crescimento

Quando a consciência acorda não há mais a necessidade da sedução direcionada, pois a Essência 2 é simplesmente irresistível.
Não há mais a necessidade do fazer compulsivo, pois seu movimento natural é o fazer.
Dissolvido o auto engrandecimento, as suas partes entrelaçadas (lógica e emoção) representam a união com a Grandeza e a grandeza da União.
Reconectada a energia manifesta-se com força doce e rapidez tranquila distribuindo prosperidade.
Mergulhando na profundidade do seu real sentir, percebe que o outro é apenas um complemento e não uma necessidade.
A energia amorosa da Essência 2 é a agulha simples que junta os pedaços deixados nos caminhos pela orgulhosa tesoura de ouro.

Tipo 3


Família

Sendo a materialização da Trindade, o 3 supervaloriza a família colocando-a num pedestal enfeitado de vaidade.
Orgulhosamente assume o posto do patriarca que o coloca no degrau mais alto.
Determina normas comportamentais que, rigorosamente, devem ser cumpridas para garantir a imagem da sagrada família.
Constituir e conservar a família são obrigações que possibilitam ao 3 deixar sua marca no mundo por meio de seus filhos.
Apesar de acreditar que está sempre presente no seio da família, o ego vive distante de todos que o cercam, buscando compulsivamente o sucesso.
Apaixonado pelas riquezas, acredita que os bens materiais podem substituir o afeto. Assim, não percebe que vive o autoengano e que seus amados, mesmo tendo tudo o que o dinheiro pode comprar, sentem-se carentes de afeto, carinho, presença física e amor, bens que alicerçam a verdadeira riqueza.

 

Pessoal

Seguro de seu potencial, não admite a ideia do insucesso. Determinado, enfrenta todos os desafios para alcançar suas metas.
Dono de uma agenda cheia, consegue administrar o tempo de maneira invejável.
Agarrado às inteligências instintiva e mental, desconsidera a voz do seu coração.
Devoto da própria imagem cultiva a elegância, o bom gosto e a delicadeza.
O eneatipo 3 orgulha-se da condição camaleônica que lhe facilita a conquista dos seus objetivos.

 

Amizade

Sendo um conquistador nato não tem nenhum problema em fazer amizades. Entretanto, prefere relacionar-se com aqueles que representam uma nova oportunidade de ascensão.
Os encontros normalmente acontecem no restaurante, no clube, na academia, no campo de golfe, na sauna ou em qualquer lugar onde seja possível falar de negócios.
O eneatipo 3 é o perfeito exemplo de otimismo, resistência, garra e foco para o sucesso.

 

Empregado

O empregado 3 é o astuto que direciona toda a sagacidade mental e o movimento físico em busca de ascensão. Sendo responsável, visionário e portador de várias habilidades, rapidamente conquista a admiração dos chefes e em pouco tempo alcança suas vitórias.
Sempre ambicioso, antes de completar uma conquista já está sonhando com um novo pódio.
Dinâmico, arrojado, rápido de pensamento e movimento, disciplinado, organizado, cumpridor dos compromissos assumidos, articulador, adaptável às situações, persistente, portador de múltiplas habilidades e vaidoso de si mesmo, sempre alcança seus objetivos, nos ensinado que “quem quer faz a hora, não espera acontecer”.
Apesar da frieza de coração, se estiver em equilíbrio, concorre lealmente, fazendo questão de competir com os melhores. Assim, o gosto da vitória torna-se mais saboroso.
Desde a mais tenra infância revela-se um perfeito líder de equipe.

 

Patrão

Para o Tipo 3, tornar-se patrão é o mínimo que pode acontecer em sua vida. Afinal, ele veio destinado a vencer todas as etapas até alcançar o primeiro pódio. Para isso cultiva exaustiva e prazerosamente a imagem impecável que reflete a elegância do ser vitorioso.
Imperativo ostenta uma postura agressiva camuflada pela cordialidade. Vaidoso da própria imagem não tolera críticas.
Quando acontece alguma coisa errada, transfere a responsabilidade a qualquer um que sirva para a crucificação, da mesma forma que abraça todos os louros quando o sucesso se faz presente.
Hiperativo não consegue ficar parado, exigindo que todos acompanhem o ritmo de sua máquina enlouquecida.
O empresário 3 tem a capacidade de administrar os mais variados negócios localizados em lugares diferentes.
Quando convém, é simpático, sabe o nome de todos os funcionários, dá “tapinhas nas costas”, elogia, incentiva, investe nos líderes e faz tudo o que for preciso para manter a equipe em perfeito funcionamento. Porém, se concluir que o rendimento de um funcionário não é o máximo, friamente o excluí de sua equipe.
Natureza articuladora, adaptável e persistente, consegue o que deseja ampliando seus negócios. As constantes conquistas trazem prosperidade aos incontáveis colaboradores que o cercam.
O Patrão 3 propaga que tempo é dinheiro e que o homem vale quanto pesa em moedas de ouro.

 

Idealização do ego

O ideal do 3 é destacar-se como o the best em todas as coisas.
Muitas vezes o brilho do sucesso ilusório não o deixa enxergar que seus pés caminham para o abismo.
A obsessão pelas vitórias projetadas no futuro mantém o ego preso a um movimento compulsivo, que não lhe permite viver as conquistas do presente.
Apesar de todas as realizações, o grande empreendedor sente uma constante insatisfação que pode ser definida como uma cuia sem fundo ou um buraco no peito.

 

Crescimento

Quando o 3 resgata a amorosidade, sua força real, a pressa desaparece dando lugar ao movimento ligeiro, que por meio da prudência alcança o objetivo final.
Entrega-se à competição determinado a alcançar o primeiro lugar. Se não conseguir, aceita o resultado com humildade por entender que todos os seres são vulneráveis à derrota e merecedores de vitórias.
A ação competitiva do Raio 3 deve ser direcionada para o resgate do Amor, seu verdadeiro tesouro.
Deixando-se guiar pela paciência amorosa, a energia 3 é absorvida pela ligeireza do pensamento divino que materializa a riqueza do Céu na Terra.

Tipo 4


Família

Para o 4 uma família socialmente bem constituída é uma necessidade vital. Porém, apesar de sentimentos profundos não consegue expressá-los àqueles que o cerca.
Educa de forma intelectualizada e tende a usar lentes cor-de-rosa quando está propagando a conduta dos filhos.
Faz questão de que seus familiares adquiram traquejo social e hábitos refinados.
O eneatipo 4 é um companheiro gentil, misterioso e luxuriento.  Porém, quando enciumado investiga friamente. Encontrando motivos, se não estiver centrado, arquiteta e realiza uma vingança.
Feliz e seguro consegue transformar sua relação afetiva num “eterno” conto de fadas. Vivem cercados de mimos, pois comportam-se como adolescentes carentes de cuidado, proteção e ternura.

 

Pessoal

Alimentando-se do exagero emocional, o ego supervaloriza os sacrifícios vividos na busca de objetivos difíceis de serem conquistados.
Garimpa o passado buscando justificativas para a dor do presente. Assim, reforça a falsa crença de que tudo é muito difícil e que por isso sente-se um estranho no ninho.
Despreza o que tem supervalorizando aquilo que não possui, transformando o menor problema em um grande drama.
Centrado, utiliza o dom da reformulação transformando defeito em qualidade, dor em prazer, doença em saúde, feio em belo, tristeza em alegria, velho em novo, carência em abundância…

 

Amizade

As relações do eneatipo 4 são refinadas, porém distantes.
Tem pouquíssimos amigos, apesar de conhecer toda a nata social.
Raramente abre os salões, mas quando isso acontece mostra-se o perfeito anfitrião para os selecionados.
Mesmo supervalorizando a vida social, dificilmente aceita convites.
O eneatipo 4 é um amigo leal, bom ouvinte, vivencia a dor e alegria dos selecionados e adora guardar segredos.
Acreditando-se único, procura assumir um lugar de destaque onde quer que esteja.
De quando em quando distancia-se de todos assumindo uma postura antissocial e enclausurada.

 

Empregado

O Tipo 4 traz consigo o toque diferenciado e precisa de uma colocação que o distinga dos demais. Sua inteligência e criatividade devem ser reconhecidas pelos superiores.
Faz de bom grado o trabalho que lhe possibilite a utilização de seus dons artísticos ou intelectuais, destinados a leva-lo ao destaque social.
A inteligência, a sensibilidade, a elegância e a perfeição da arte que fazem parte da sua natureza Essencial estão refletidas em tudo que por ele é tocado. Todo seu fazer é artístico e o seu toque deixa uma marca original.
Quando está fazendo o que não gosta, por falta de opção ou necessidade financeira, sente-se humilhado e injustiçado. A revolta silenciosa o faz assumir uma postura de distanciamento e insatisfação.
Quando satisfeito, entrega-se de forma incondicional, buscando o aprimoramento constante que resulta em sucesso para todos os envolvidos.
Sendo o transporte de todas as Artes é capaz de representar qualquer pessoa em qualquer setor, encarnando o papel adequado à cada situação de maneira perfeita.

 

Patrão

Apesar da aparente delicadeza, da voz macia e do sorriso constante, é autoritário e lidera com punho de ferro. Aparenta saber mais do que verdadeiramente sabe, exigindo o máximo desempenho e cobrando caro a mínima falha.
Mais do que o sucesso financeiro, o Eneatipo 4 busca notoriedade e distinção. Assim, fica atento a qualquer coisa que possa denegrir a imagem de sua empresa. Friamente analisa todos os ângulos da situação, para de maneira segura fazer o problema desaparecer.
Valoriza os seres sensíveis, românticos que cultivam o bom gosto e lutam por uma posição de destaque.
Em situações dramáticas sua capacidade de reação é surpreendente.  Consegue reunir e liderar pessoas incompatíveis em torno do mesmo objetivo. “Vencer ou morrer” torna-se seu lema.
O líder 4 só consegue prosperar quando está emocionalmente envolvido com seus negócios e mantém uma relação respeitosa com sua equipe.

 

Idealização do ego

O ego 4 esforça-se para se mostrar artístico, impetuoso, gentil, criativo, original, temperamental, elegante, refinado e atrativo.
A dormência instintiva é tão grande que não o deixa perceber que tentando produzir tais condições apenas sonha consigo mesmo.
Ao acordar, entende que o sonhador e o sonho são dois aspectos de sua natureza divina.
Voltando à realidade cumpre a tarefa de reformular o passado e embelezar o presente, cooperando para a construção de um futuro feliz para todos.

 

Crescimento

Religado ao valor que dissolve a sensação de insignificância que conflita com a ilusão de ser especial, o 4 caminha para o crescimento.
Reconectado com a realidade, sente o movimento de sua energia, a intimidade dos seus pés com a terra e observa as belezas do seu caminho.
Quando desperto liberta-se do teatro mental, assumindo o seu verdadeiro papel na vida.
Livre da inveja de si mesmo, entrega-se ao movimento natural sem nenhuma preocupação.
A entrega confiante do portador da Arte enriquece o Universo por meio do embelezamento que revela o toque original.
A manifestação da Originalidade rompe barreiras, quebra tabus e proclama, no barulho ou no silêncio, a liberdade de expressão.

Tipo 5


Família

Conservador, afetuoso e super protetor dos filhos, acredita que somente a informação e os bons costumes protegerão sua prole do mundo “lá fora”.
Apesar de sentir profundo amor nem sempre consegue evidenciá-lo com palavras e afagos. Devido à dificuldade de relacionar-se emocionalmente, expressa-se por meio de ações práticas. Parceiro dedicado, gentil, fiel e luxuriento mantém a segurança e a harmonia no relacionamento afetivo.
Quando apaixonado pelo isolamento aproveita-se do “prazer de estar com a família” para trancar-se em casa, não percebendo que a sua atitude causa desconforto aos que gostam do movimento externo.
Quando sociável sente prazer em celebrar com os amigos, respeitando seu movimento natural.

 

Pessoal

Em alguns momentos ausenta-se completamente, mesmo estando no meio de uma conversa animada. Quem o conhece identifica esse estado imediatamente.  Basta reparar no olhar perdido no aparente vazio.
O Tipo 5 traz sutileza e percepção para os relacionamentos.  Erudito, bem informado e reflexivo é uma companhia que nos convida a “viajar o mundo nas asas da virtualidade”. Imparcial e calmo na crise, reservado e discreto no cotidiano, é aquele em que podemos confiar.
Adorador da sua mente brilhante, acredita e defende que o mundo seria bem melhor se as pessoas tomassem decisões fundamentadas apenas na lógica.
O eneatipo 5 orgulha-se da postura de autista por opção.

 

Amizade

Amante da privacidade e de atos reservados, o 5 não faz questão de uma extensa lista de amigos. Procura relacionar-se com pessoas que lhe estimulem o intelecto, o prazer pela pesquisa e que respeite a privacidade dosando o grau de intimidade.
Por mais preciosa que seja a amizade, os encontros são esporádicos.  Entretanto, quando acontecem tornam-se uma festa.
Apesar da dificuldade que sente para expressar a emoção sufocada em seu peito, são amigos leais, extremamente discretos, generosos, prestativos e incentivadores.

 

Empregado

Analítico e responsável cumpre com exatidão o que lhe é confiado. Sente-se mais à vontade quando lhe é permitido trabalhar num ambiente tranquilo onde sua privacidade seja respeitada.
Orgulhoso de sua mente lógica e virtual afasta-se do instinto perdendo a sensação da realidade, tornando-se prisioneiro do próprio circuito mental.
Alheio ao que acontece à sua volta, muitas vezes não enxerga o que é importante tanto para a empresa quanto para sua carreira profissional.
Por ser um estrategista natural tem facilidade para lidar com cálculos, medidas e situações que requeiram mente rápida e controle emocional.
No mundo da informática, dos números e dos cálculos, o eneatipo 5 sente-se confortavelmente em casa.
A genialidade, que lhe é natural, lhe permite liberdade de ação.  O isolamento lhe proporciona grandes descobertas e inovações.

 

Patrão

O Patrão 5 coloca-se estrategicamente isolado. Da “torre do seu castelo” fica sabendo de tudo que acontece por meio da observação direta ou da informação recebida.
Para um 5 encastelado, o relacionamento com as pessoas é algo desgastante e enfadonho. Assim, contrata uma “testa de ferro” para representá-lo em situações desconfortáveis e um mediador adequado às situações corriqueiras.
O 5 não se importa em ser chamado de eminência parda. Porém, se precisar liderar abertamente assume uma postura calculadamente extrovertida.
Quando se permite, consegue expressar-se facilmente na linguagem adequada ao momento. Sendo uma mente engenhosa, visualiza um projeto em sua totalidade.
Processa todas as informações transformando-as em códigos práticos e de fácil entendimento (principalmente para seus pares).
Tendo   dificuldade   em   compartilhar   os   seus   sentimentos, internaliza   a   beleza   visualizada apresentando um cronograma em preto e branco, causando frustração aos colaboradores românticos e detalhistas.
Vivencia a justiça apoiando quem se destaca por meio da inteligência, da persistência na busca dos ideais e, principalmente, pela ética.
São justos, corretos e inspiradores.

 

Idealização do ego

O idealismo do ego 5 nasce do desejo de ser sábio, observador e admirado pela sua inteligência.
A dica é parar de desejar o superficial e penetrar no interior da própria Fonte, nascente da Sabedoria.
Para proteger seu grande patrimônio cultural o ego “cabeção” retira-se do núcleo humano, criando um campo invisível que só permite um relacionamento distante e frio.
Enquanto a fria lógica mantiver a emoção estagnada o ego 5 continuará enraizado, portanto mumificado.

 

Crescimento

Em contato com o seu movimento instintivo, libera sua inteligência lógica de forma emocionada. Dissolvendo o medo do imprevisto sente-se pronto para assumir o papel do comunicador das múltiplas ciências.
Através da explosão mental consegue uma beleza colorida infinitamente superior à dos fogos de artifício.
Expandindo-se, cumpre a missão de transmissor da Sabedoria que se manifesta por meio da beleza idealizadora, cujo nome é Celebração.
Desapegado da avareza o Raio 5 estende-se seguro e confiante pelos caminhos do vasto mundo, repletos de imprevistos e desafios.
Sabedoria é ter coragem para lançar-se ao nada, única maneira de fazer parte do Todo.

Tipo 6


Família

Para o 6, a família é sagrada por representar a verdadeira proteção amorosa e o bem maior da humanidade.
Trabalham com afinco, pois sua alegria é promover o bem-estar de todos os seus protegidos; incluindo aqueles que compõem sua família Universal.
Muitas vezes confundem medo intenso com intuição e aproveitam-se disso para manterem os filhos por perto. São pais extremados na educação, proteção e suas antenas estão sempre alertas, buscando identificar o menor sinal de perigo.
São parceiros dedicados, amorosos, cuidadosos, presentes, extremamente ciumentos e perseguidos pelos fantasmas do ciúme e da traição.

 

Pessoal

Apesar de todas as qualidades que possuem, os 6 cultivam a baixa estima.
Vivem presos a uma cadeia de filme de pavor e terror, alimentando o medo que gera o sofrimento. O objetivo principal é a conquista da glória que traz a felicidade. Porém, sempre que se aproximam da realização entram em pânico se auto sabotando.
Muitas vezes transferem suas oportunidades aos outros ou ficam doentes em momentos decisivos. Quando centrados expandem a luz do sol interior, o otimismo, a criatividade e a alegria de viver, realizando coisas incríveis, nos incentivando a brilhar e concretizar nossos desejos. Os 6 são consumidores espertos que compram muito, gastando pouco. Vaidosos com sua aparência exótica cultivam o bom gosto.

 

Amizade

Não conseguem viver sem amigos e por eles são capazes de todos os sacrifícios. Amantes do convívio social estão sempre organizando encontros.
Sendo espontâneos, sinceros, protetores e dedicados esperam dos amigos igual comportamento. A busca dessa troca justa quase sempre causa muitas decepções. Quando decepcionados entram num processo de julgamento que os obriga a tomar uma atitude que, na maioria das vezes, serve apenas para aumentar o sofrimento pessoal.
Portadores de personalidade reativa e humor oscilante acabam magoando, sem querer, aos que mais amam. Cada vez que isso acontece entregam-se com prazer ao flagelo pessoal na busca de perdão.
Tendo como missão socorrer e proteger, não medem esforços para estender sua atenção a todos que precisarem, independente de conhecer ou não quem diante dele está.

 

Empregado

Os 6 precisam estar seguros em relação à sobrevivência.  Assim, entregam-se de boa vontade a qualquer função que lhes garanta o sustento honesto.
Extremamente ágeis e práticos conseguem executar diversas tarefas ao mesmo tempo, administrando cada uma com igual atenção e precisão.
Defensor da classe operária, espontaneamente luta pela justiça em nome daqueles que lhe parecem fracos e oprimidos. Impulsivos, atiram-se de peito aberto sem antes verificar se a causa vale a pena. Assim, muitas vezes, deixam-se manipular trazendo sérios problemas à suas vidas.
São honestos, educados, leais, produtivos, inteligentes, fiéis e cumpridores dos horários.
Energia vibrante, entusiasta, dinâmica, cooperativa e humilde busca relacionar-se bem com os colegas e veste a camisa da empresa buscando o melhor resultado para todos.
Apesar de tantos predicados, os 6 contentam-se com menos do que merecem por ter medo de ousar.

 

Patrão

Estruturam a empresa em seus conceitos rígidos de segurança e agem como o patrulheiro atento a todos os movimentos.
Silenciosamente observam e julgam todas as pessoas e situações para saberem com quem estão lidando e onde estão pisando e o que pode ou não esperar.
São inteligentes, laboriosos e humildes.  Na falta de um funcionário, arregaçam as mangas para a execução de qualquer tarefa.
Incentivam as ideias inovadoras e as atitudes ousadas que geram o progresso, sabendo valorizar e recompensar a dedicação.
Desprezam os preguiçosos, chicoteiam os lerdos e perseguem os aproveitadores. Quando estão contentes são gentis, bem-humorados e igualam-se a todos.
Zangados são grosseiros, auto engrandecidos e mostram-se feitores que sentem prazer em usar o chicote.
Apesar da variação de humor são sempre justos, simples, integrados à todas as classes.  Quando detectam alguém capaz de atingir novos pódios, incentivam e ajudam para que a escalada aconteça e festejam a vitória de quem fez por merecer.

 

Idealização do ego

Existe nos 6 a necessidade de que todos os vejam como seres confiáveis.
Na   busca   desse   ideal   estruturam   um   comportamento   adequado   às   suas   visões, enquadrando-se confortavelmente.
Acreditando na perfeição desse modelo esperam que as outras pessoas ajam como eles. Quando não são correspondidos sentem-se magoados e traídos.
Enxergar que somos nove naturezas diferentes é a chave que os liberta da preocupação que causa o julgamento.
Recobrando a consciência, percebem que não precisam conquistar o que já possuem por herança.

 

Crescimento

O amadurecimento adquirido por meio da autoconfiança, promove o sucesso que o aguarda desde a sua chegada à Terra.
Crescendo, o Sol bendito expande sua energia fogosa a todos os cantos libertando-se das amarras por eles mesmos criadas. Assim, conquista a liberdade de expressão que lhe permite revelar sua fé, confiança e coragem, incentivando todos a sua volta a se libertarem das amarras que limitam o movimento destinado à conquista dos ideais.
A essência 6 é a energia vibrante e revolucionária que através da fricção constante luta para manter a liberdade.
O Raio 6 é a Fé viva que incentiva a busca contínua da Felicidade.

Tipo 7


Família

O 7 não encontra nenhum problema para constituir família. O problema é assumir as responsabilidades e, principalmente, aceitar a limitação dos movimentos.
Sendo eternas crianças tornam-se pais dedicados ao divertimento dos filhos, levando-os aos seus lugares prediletos e, é claro, escolhendo os brinquedos de sua preferência.
Até acordar, o 7 não conhece o amor. Porém, é inegável o carinho destinado àqueles que pensa amar.
São companheiros luxurientos, imaginativos, divertidos, delicados, possessivos ou docemente controladores, encantadores e, de alguma forma, aproveitadores.

 

Pessoal

Para fugir do medo, desafia o perigo. Evitando a dor, entrega-se às fantasias.
Para não tomar consciência da realidade, teima em ser criança eterna. Entrega-se ao excesso de prazeres para dissimular a tristeza.
Diverte-se usando a sagacidade para tirar proveito de todas as situações. Possui um humor peculiar que espalha alegria ou perturbação.
Rápido e inovador, movimenta de forma criativa a energia à sua volta. Belo, inteligente e sedutor, provoca paixões por onde passa.

 

Amizade

O ego 7 é inteiramente comprometido com os prazeres da vida e desse compromisso não abre mão. Colecionar amigos faz parte desses prazeres.
Sendo a comunicação expressa, faz amizades por onde passa. Considera amigo qualquer um que lhe seja boa companhia.
Novas amizades significam novas oportunidades de diversão, prazer e enriquecimento. E isso é tudo o que importa.
Na tentativa de preservar seu bem maior que é a liberdade, normalmente não enraíza as amizades.

 

Empregado

Para manter a ilusão de liberdade incondicional, o 7 considera-se um prestador de serviço e não um empregado.
Imaginativo e saltitante prefere funções que lhe possibilitem um jorrar de ideias inovadoras e, principalmente, liberdade de movimento.
Esperto, sempre consegue dar um jeitinho de trabalhar menos do que o seu contrato exige.
Rápido de raciocínio, trabalha por meio de associações, o que lhe permite um jorrar constante de projetos inteligentes e rentáveis.
O seu grande poder de persuasão lhe confere, merecidamente, o título do maior vendedor do mundo. É aquele que vende qualquer coisa em qualquer lugar. Vende até aquilo que ainda não foi criado.
Quando valorizada, sua mente planejadora gera inovações que certamente expandirão os negócios, aumentando os lucros da empresa.

 

Patrão

A empresa de um 7 deve ser o espelho límpido que retrate fielmente o Narciso.
A imagem deve ser maravilhosamente linda e capaz de encantar e seduzir a todos que se aproximarem.
São líderes elegantes, simpáticos, incrivelmente sedutores e superficialmente carinhosos.  Por meio da simpatia arregimenta auxiliares que terão imenso prazer em servi-lo e segui-lo.
Valendo-se desses atributos conseguem fascinar ou irritar seus colaboradores criando um clima de disputa velada que, de maneira engraçada, incentiva novos avanços.
O patrão 7 depende de um braço direito dedicado, honesto, trabalhador e devotado para substituí-lo nos momentos críticos e durante o tempo destinado às suas inúmeras “viagens a negócios”.
Quando não está plenamente feliz, por qualquer motivo, torna-se esnobe, agressivo e cruel.
Feliz, incentiva, aplaude e transporta a empresa para a Disneylândia transformando o trabalho em celebração.

 

Idealização do ego

Ser inovador, alegre, genial, otimista, livre e todas as outras coisas legais é a “única” idealização do ego 7. Acreditando-se inigualável entrega-se à ilusão que o mantém preso à superficialidade, seu pior vício.
A busca compulsiva da própria imagem mantém o ego patinando na superfície congelada do lago, que em sua profundidade contém mais riquezas do que a fértil imaginação pode supor.

 

Crescimento

O equilíbrio do eneatipo 7 acontece quando o pensamento brilhante e a ligeireza dos pés estão enraizados no centro da emoção. A unificação das energias garante a conquista dos múltiplos objetivos.
O mergulho profundo nos próprios sentimentos promove o encontro da criança irreverente com a sabedoria do velho, permitindo o amadurecimento e a materialização dos múltiplos projetos divinais.
Crescendo, finalmente o grande comunicador pode misturar todos os 7 tons, conseguindo uma cor unificada de um sem-fim de cores.
A mistura nasce do resgate da lógica que canaliza as riquezas naturais, por meio da ideia organizada que materializa.
Amadurecido, o 7 é a morada consciente de todas as bênçãos contidas nos Sete Raios.

Tipo 8


Família

São pais extremamente possessivos, super protetores, inflexíveis e agressivos. Porém, devemos entender que é dessa forma que eles sabem amar.
Acreditando que a severidade e a aspereza são os únicos meios educadores, revelam a força nas palavras que chicoteiam ferindo profundamente seus amados e distorcendo o que está em seu coração.
Os homens 8 são a representação fiel de Zeus, o Senhor do Olimpo. Assim, têm o direito de desfrutar intensamente de todas as coisas e possuir o que desejar.
A mulher 8 é o grande útero que dá nascimento a todas as outras mães.
Seu ardente desejo é transformar os seus filhos em seres fortes, ricos e poderosos.

 

Pessoal

A dificuldade de sentir o outro causa no 8 uma desconfiança que o distancia cada vez mais do sentimento amoroso, sua verdadeira conquista.
Provoca contendas para saber quem está ou não ao seu lado. Depois, de acordo com seu veredicto, torna-se o protetor dos súditos pacíficos e o perseguidor implacável dos rebeldes.
Sendo apaixonado por si mesmo considera-se imbatível, irresistível, temido, admirado e poderoso o suficiente para controlar a tudo e a todos.
O 8 é o egão ditador que não permite aos outros a liberdade de expressão.

 

Amizade

O traço 8 é luxuriento, atraente, atrevido e conquistador. Mantem muitas pessoas à sua volta para reafirmar o seu poder de sedução. Afinal, um Rei deve estar cercado por um grande séquito. Porém, quando fala de amigos faz questão de verbalizar uma lista imensa de nomes importantes.
Enquanto tudo estiver de acordo com a sua vontade, a relação permanece bem cuidada e defendida. Porém, se for contrariado pode transformar amizade em inimizade.
Político, defende a tese de que o inimigo de hoje pode ser o amigo de amanhã e vice-versa. Assim, nada deve ser definitivamente resolvido.
Quando verdadeiramente amigo, o 8 é capaz de matar ou morrer por quem gosta e protege.

 

Empregado

É o trabalhador que tem por objetivo principal tornar-se patrão. Assim, fará tudo o que for preciso e aprenderá com boa vontade tudo o que tiver para aprender.
Tem disposição para qualquer trabalho, força física, sagacidade, pensamento rápido e mente visionária.
Focado em seu objetivo, o 8 fica atento a todas as oportunidades sabendo aproveitá-las inteligentemente.
Acredita que a empresa é um campo de batalha no qual só sobrevivem os mais fortes.
Utiliza seu poder de liderança mostrando à sua equipe quem é que manda, ditando a palavra final.
Desbravador, atira-se corajosamente por todos os caminhos que possam levá-lo a conquista dos seus ideais.
Guerreiro disposto a enfrentar todos os desafios, dificuldades e concorrências até o momento de festejar sua vitória.
O eneatipo 8 é um exemplo vivo de determinação e materialização da própria vontade.

 

Patrão

O patrão 8 é o centralizador que não admite divisão de comando. Ele delega fazer, mas não delega poder.
Reina com os ouvidos atentos a qualquer possibilidade de motim e com os olhos arregalados buscando novos pontos de conquista e controle.
É o empresário que para manter a prosperidade, não hesita em cortar cabeças ou buscar parcerias vantajosas. Orgulha-se de se preciso for tornar-se um trator capaz de tirar do caminho escolhido qualquer um ou qualquer coisa que se atreva impedi-lo.
Extremamente desconfiado mantém um olhar atento que deixa clara a intenção de vigiar.  Sempre cercado por informantes e bajuladores, controla a tudo e a todos sem distinção.
O humor oscilante mantém os funcionários tensos. Afinal, nunca se sabe se ele vai chegar dizendo o quanto ama cada um e que todos são indispensáveis à sua vida, ou se vai generalizar a incompetência, dizendo que todos são imprestáveis.
Também é o dirigente que está atento ao colaborador que trabalha duro e que tem ambições. A esse, ele protege ajudando-o a alcançar os seus objetivos.  É aquele que só respeita os fortes e que despreza quem se deixa dominar, apesar de ser a fraqueza do outro o mais delicioso alimento do seu ego.

 

Idealização do ego

Ser justo, poderoso, desafiador, conquistador, líder nato, empreendedor e controlador do mundo.
Quando a ilusão se desfaz, entende que o verdadeiro poder já existe nele e que deve ser vivenciado por meio da força que brota da justa verdade que está fundamentada no coração.
A verdade amorosa caminha ao lado do sábio poder que promove a observação pessoal, única arma capaz de vencer, sem desgaste, os desafios da vida.
O Raio 8 é a força da Fé que conduz a vontade à conquista da glória.

 

Crescimento

Compreendendo que a conexão com a fonte acontece dentro do próprio peito, o 8 busca o estado introspectivo.
Sair do campo de batalha ou dos salões festivos para penetrar na quietude espontânea permite ao desbravador 8 a solitude necessária à sua mudança.
Ouvindo a voz do silêncio interior, o grande guerreiro observa a Força suave que transporta a rapidez do Pensamento, que fecunda a Ideia e materializa a Vontade.
O despertar desintegra o Imperador, trazendo de volta o Rei amoroso e justo que governa servindo e serve governando.

Tipo 9


Família

São pais e parceiros extremamente carinhosos, pacientes, bonzinhos ou exageradamente irritados.
Valorizam lembranças da família como um patrimônio sagrado.  Assim, memorizam todos os detalhes interessantes criando o enredo que, um dia, num tempo qualquer, contará a história da sua bendita saga.
O filho 9 é risonho, inteligente, respeitoso, carinhoso e tem bochechas que dá vontade de apertar.
Ele sabe que é visto assim e se utiliza disso.  Ora, se os pais reconhecem todas essas qualidades, como reclamar da preguiça, do desleixo, da pirraça, do esquecimento de tudo, do desdém silencioso e da gula?

 

Pessoal

Apesar de toda bondade de coração, paciência e inteligência, o 9 existe como se não existisse. Vive num estado letárgico que o leva a confundir sonho com realidade.
Na maioria das vezes a bondade serve para camuflar a alienação de si mesmo e a pacificação torna-se a droga que o ajuda a suspender a energia primária que grita por luta.
Ninguém é mais bondoso e pacificador do que a Essência 9.

 

Amizade

Tendo a capacidade de registrar sensações, sentimentos e impressões o 9 transforma-se em um espelho capaz de refletir, quase que fielmente, as sensações dos outros comunicando-se com facilidade.
A presença amiga do 9 é muito confortável a todos, principalmente àqueles que precisam ser ouvidos, compreendidos e apoiados.
Apesar de letargia física e da paixão pelo sono, o eneatipo 9 é capaz de percorrer grandes distâncias em plena madrugada, só para ouvir, apoiar, socorrer um amigo.
Companheiro leal, paciente e amoroso promove conforto a todos os seus amados.

 

Empregado

Apesar da lentidão corpórea, o 9 faz bem feito o trabalho a ele destinado.
Apesar de ambicioso, não luta por ascensão. Sonha muito, mas faz pouco por merecer.
Astutamente convence a si mesmo que preguiça é igual a paz.  Para manter essa paz preguiçosa o 9 evita qualquer situação que o obrigue a participar de um conflito e tomar uma posição.
Cultiva a política da boa vizinhança ouvindo todos os colegas separadamente, para poder concluir que todos têm razão. Assim, ele acredita que está colaborando para a manutenção da paz.
Trata com delicadeza calorosa a todos e sempre tem tempo para ouvir ou servir alguém. Distribui afetividade sincera, coopera com todos e tem a capacidade de manter em paz o ambiente onde trabalha, mesmo sem ter consciência disso.

 

Patrão

Mantendo-se sentado confortavelmente mais tempo do que o necessário, o patrão 9 perde o foco das coisas ao seu redor.
Confundindo preguiça com o despojamento amoroso da própria energia, faz um grande esforço para ser o bonzinho que se preocupa com a paz do mundo e o progresso de todos.
Ostentando a medalha virtual que lhe confere o título de cidadão do mundo, o ego aprisiona a energia materializadora.
Apesar de toda capacidade física, bondade de coração e espírito empreendedor, infelizmente, devido a lentidão, a maioria dos empresários desse tipo não consegue concretizar boa parte dos seus objetivos.
Acordados são empresários prósperos e felizes que compartilham a fartura com todos os   seus colaboradores, incentivando-os a galgarem novos postos, dizendo-lhes que o céu é o limite.

 

Idealização do ego

Ser delicado, orientador, mediador e pacifista é o seu ideal.
Movido pela vontade de ajudar a todos, o ego bonzinho não percebe que está cada vez mais indiferente consigo mesmo e mais longe da fonte instintiva que lhe deu nascimento.
Deixar de ser espelho do outro e tornar-se refletor da própria vontade é a única saída do labirinto mental.

 

Crescimento

Tendo aprendido o valor do laborioso trabalho físico que exige presença corpórea, o Raio 9 entra em contato com a individualidade da sua alma comunitária.
Com o espírito amadurecido e o corpo acordado atinge o ponto de crescimento.
Agora ele entende que a luta nascida da fricção constante é a única maneira de manter a Paz.
Ativada a fornalha instintiva o medo do conflito desaparece dando lugar à firmeza de caráter que decide com imparcialidade. Agindo dessa maneira a Essência 9 cumpre seu bendito destino de mediador e apaziguador.
O Raio 9 é o pacificador que, para evitar a guerra, luta em favor da Paz.

 

Por: Marise Atmo Salonee