Um conhecimento milenar ao nosso alcance

O Eneagrama

Origem

A sabedoria do Eneagrama foi resgatada há mais de cinco mil anos na Grécia. É o sistema que nos permite conhecer as nove Essências e identificar as múltiplas personalidades. Amplia a nossa visão e nos faz perceber, com clareza, que dentro do nosso planeta coexistem nove “mundos, compostos por seres, formas, costumes e aptidões diferentes.

Apesar de milenar, a sabedoria do Eneagrama só foi trazida ao Ocidente no século 20 por George Ivanovich Gurdjieff, filósofo russo, que a recebeu de forma tradicional dos guardiões da Irmandade Sarmoung, no Oriente.
Voltando para o ocidente o Sr. Gurdjieff fundou a Escola do Quarto Caminho, preparando discípulos destinados à propagação da Ciência logicamente amorosa, chamada de Eneagrama.

O estudo e a aplicação do Eneagrama despertam a nossa consciência mostrando quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e onde devemos chegar.
Até o nosso acordar nos comportamos como máquinas que estão sempre a serviço do passado ou do futuro, repetindo atitudes comportamentais que, na maioria das vezes, nos fazem alcançar resultados desastrosos.

O despertador nos mostra que só a nossa ideia em relação ao tempo o divide em passado e futuro. A vida é o agora que contém a realidade da nossa existência na Terra. Viver o presente promove a dissolução do julgamento interno e generalizado, nos conduzindo na busca do entendimento do Todo. Esse entendimento advém da própria sensação e da percepção do outro.

O auto reconhecimento dissolve as amarras libertando nossa energia vital e fazendo florescer os talentos naturais. O contato com a realidade nos leva ao amadurecimento transformando nossos incômodos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais numa convivência confortável que nos aproxima mais e mais da realidade existencial.

Marise Atmo Salonee